Contacta os teus Eurodeputados!

Os PCI’s são Projetos de Interesse Comum, uma categoria de projetos que a União Europeia identifica como prioritários para interconectar os sistemas de energia da Europa. Esta lista é atualizada a cada dois anos. Na sua versão corrente, dá prioridade a mais de 55 projetos de gás fóssil, o que lhes dá direito a receber bilhões de euros em financiamento da UE.

O Parlamento Europeu vai votar esta lista de PCI’s no plenário entre 10 e 13 de fevereiro. Os projetos de gás na Lista PCI não são compatíveis com um futuro sem caos climático ou com as ambições do Acordo Verde Europeu.

Sabemos que há vários eurodeputados e deputadas que podem ser persuadidos a votar contra esta lista, e outros que poderão tornar-se aliados poderosos nesta luta. Podes ajudar a convencê-los, enviado um e-mail para os contactos abaixo.

Deixamos-te um texto sugerido, que podes alterar como preferires:

 

Sou um/uma cidadão/cidadã português/portuguesa e estou a enviar este e-mail porque estou muito preocupado/preocupada com o 4º Projeto de Lista de Interesse Comum (Lista de PCI’s). O Parlamento Europeu votará esta lista de PCI’s no plenário entre 10 e 13 de fevereiro. A lista dá a maior prioridade da UE a mais de 55 projetos de gás fóssil e dá-lhes direito a receber bilhões de euros em financiamento da UE. 

Os deputados já reconheceram que estamos perante uma emergência climática. A pressão é para descarbonizar rapidamente a nossa sociedade para que possamos cumprir a meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura global em 1,5 graus. O gás é um combustível fóssil que piora as alterações climáticas através das emissões de CO2 e metano. Dependendo do método de extração usado (por exemplo, fracking), o gás pode ser mais prejudicial para o clima do que o carvão. O gás fóssil não pode ter lugar na nossa transição energética. 

À medida que começamos a eliminação necessária do gás e outros combustíveis fósseis, as infraestruturas de gás existentes são suficientes para manter nossas luzes acesas e nossas casas aquecidas até substituirmos o gás por energia renovável. Investir milhões de euros em mais infraestruturas de gás é um mau investimento; um investimento que as pessoas comuns terão que pagar através das suas contas de energia quando a infraestrutura de gás for desativada. 

Os projetos de gás na Lista PCI não são compatíveis com um futuro sem caos climático ou com as ambições do Acordo Verde Europeu. O Parlamento Europeu tem agora uma oportunidade real de provar que é um Parlamento de ação climática e exigir que a Comissão mantenha a sua própria ambição climática. Rejeitar a lista é a única maneira legalmente vinculativa de permitir que o Parlamento debata estes projectos de gás incluídos na lista dos PCI’s. Não temos tempo a perder com o apoio a projetos de gás fóssil desnecessários e destruidores do clima. 

Por favor, vote para rejeitar a proposta da lista dos PCI’s durante as votações plenárias de fevereiro.

Atentamente,

Lista de contactos dos Eurodeputados e deputadas:

Nome Email Grupo Europeu Partido Nacional
Maria Da Graça CARVALHO maria.carvalho@europarl.europa.eu PPE Partido Social Democrata
José Manuel FERNANDES josemanuel.fernandes@europarl.europa.eu PPE Partido Social Democrata
Nuno MELO nuno.melo@europarl.europa.eu PPE Partido do Centro Democrático Social-Partido Popular
Cláudia MONTEIRO DE AGUIAR claudia.monteirodeaguiar@europarl.europa.eu PPE Partido Social Democrata
Lídia PEREIRA lidia.pereira@europarl.europa.eu PPE Partido Social Democrata
Paulo RANGEL paulo.rangel@europarl.europa.eu PPE Partido Social Democrata
Sara CERDAS sara.cerdas@europarl.europa.eu S&D Partido Socialista
André Jorge DIONÍSIO BRADFORD andre.bradford@europarl.europa.eu S&D Partido Socialista
Maria Manuel LEITÃO MARQUES maria.marques@europarl.europa.eu S&D Partido Socialista
L-Onor. Margarida MARQUES margarida.marques@europarl.europa.eu S&D Partido Socialista
Pedro MARQUES pedro.marques@europarl.europa.eu S&D Partido Socialista
Manuel PIZARRO manuel.pizarro@europarl.europa.eu S&D Partido Socialista
Isabel SANTOS isabel.santos@europarl.europa.eu S&D Partido Socialista
Pedro SILVA PEREIRA pedro.silvapereira@europarl.europa.eu S&D Partido Socialista
Carlos ZORRINHO carlos.zorrinho@europarl.europa.eu S&D Partido Socialista
Francisco GUERREIRO francisco.guerreiro@europarl.europa.eu Verts/ALE Pessoas-Animais-Natureza