Curta de animação: 1. Gás fóssil: parte do problema, não da solução

O gás é uma energia limpa? Pode ajudar-nos a avançar em direção a uma transição justa? A resposta a ambas as perguntas é: não.

A indústria de gás fóssil, os seus lobbies, financiadores e anunciantes andam a gastar milhões cada ano para espalhar a falsa narrativa de que o gás é limpo e pode ajudar-nos a pôr de lado os combustíveis fósseis. A verdade é que o gás é ele próprio um combustível fóssil, e neste momento o maior contribuinte para o aumento das emissões de gases de efeito estufa. E a história real do gás fóssil é de neocolonialismo, injustiça e comunidades impactadas em todo o mundo, enquanto muitos milhões são investidos em infraestruturas de gás para permitir que a indústria de combustíveis fósseis continue a prosperar. Isso tem que parar.
Nós vemos para além deste marketing e retórica enganadores. Conhecemos os impactos reais e desastrosos do gás fóssil nas comunidades e no clima, e por todo o mundo as pessoas estão a levantar-se contra o gás fóssil.

Esta é a primeira de uma série limitada de quatro curtas de animação produzidas pelos Gastivists para ajudar a desmentir alguns destes mitos sobre o chamado gás “natural”.