Na mesma semana que a União Europeia considera gás fóssil como “verde”, acelerando a crise climática e colocando o lucro acima da nossa vida, o movimento pela justiça climática em Portugal declarou que irá travar a expansão do terminal de GNL em Sines e que gás fóssil é para acabar.

Temos que atingir neutralidade carbónica globalmente até 2050. Isso significa os países periféricos atingirem essa meta em 2050, os semi-periféricos em 2040 e os países industrializados, como Portugal, em 2030.

Temos assim menos de 7 anos para parar de importar e usar gás fóssil em Portugal.
O movimento pela justiça climática conseguiu cancelar os 15 contratos para exploração de gás fóssil e petróleo em Portugal. Contudo, gás fóssil não pode ser explorado nem aqui, nem em qualquer outro lugar!

No dia 9 de Julho, centenas de pessoas, no âmbito do Acampamento 1.5, concentraram-se no jardim da república, em Sines. Nessa mesma manhã tinham levado um plano de transição de justa para Sines à refinaria da Galp. Durante a tarde, foram levar esse mesmo plano quer às pessoas nos cafés, lojas e nas ruas de Sines, quer ao Porto de Sines.

Às 16h00 decorreu uma assembleia aberta a todas as pessoas, no jardim da república, onde esclareceram-se dúvidas e debateu-se como pode ser uma transição justa para Sines, com foco no Porto de Sines, na Refinaria da Galp e nos projectos relacionados com hidrogénio.

Ao cair da tarde, a manifestação arrancou, rumo ao Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) do porto de Sines, estrutural crucial para o colapso climático levado a cabo pelo capitalismo fóssil em Portugal. Em frente dos portões do terminal, denunciamos o crime de se aumentar as importações de gás fóssil e, juntas, afirmamos que vamos travar a expansão daquele terminal tal como, ao fim do gás fóssil.

Não a novos projectos de gás fóssil. Não à expansão do Terminal de GNL. Não ao novo gasoduto. Não à importação de gás fóssil.
Sim a uma transição justa guiada pela ciência climática, dirigida pela justiça social e liderada pelos trabalhadores e pelas comunidades.

Por 1.5ºC, fim ao gás fóssil.


Temos menos de 7 anos para deixar de usar gás fóssil em Portugal.
Precisamos de ti na linha da frente.
Junta-te às ações contra gás fóssil a acontecer ainda este ano!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *