15 de novembro 2022
MANIFESTAÇÃO “PARAR O GÁS, FORA COSTA SILVA!”
15 Novembro, Largo do Camões, 16H
Estudantes convocam, em conjunto com activistas da campanha “Gás é Andar para Trás“, um protesto em frente ao ministério da Economia e do Mar enquanto decorre a reunião entre alguns representantes do movimento e o ministro António Costa e Silva.
As ocupações estudantis que começaram no dia 7 de novembro marcam uma nova etapa no movimento estudantil e no movimento por justiça climática: as estudantes estão a radicalizar-se e a escalar as suas táticas à medida que a crise climática escala também. Não vamos parar, não vamos ser silenciadas. Ao longo destas ocupações centenas de estudantes criaram o espaço uns para os outros para receber e a educação e preparação que todas precisamos de receber para enfrentar a crise climática: preparar nos para tomar ação coletiva e mudarmos o rumo da história, prevenindo o colapso da civilização.
Nos últimos dias o ministro recusou entrar num espaço criado por estudantes para lutar por justiça climática. Logo após, convidou apenas 2 pessoas para representarem as centenas de pessoas que esta semana ocuparam as suas escolas e lutaram por um futuro digno. A agenda do ministro não permite deslocações a espaços de luta nem a encontros com demasiados estudantes. Como tal, convocou-se uma manifestação no largo Camões, hoje, a partir das 16h. Matilde Ventura, uma das estudantes envolvidas no movimento, declara “Se ele não vêm ter até nós, vamos nós, dezenas de estudantes que se sacrificaram durante esta semana, ter com ele, a gritar Fora Costa e Silva.“
Alice Gato, porta-voz do movimento Fim ao Fóssil, explica que “A agenda do ministro inclui novos furos de petróleo e novos furos de gás fóssil como tal, o ministro não consegue arranjar disponibilidade para uma palestra sobre crise climática, algo que tão desesperadamente necessita. Vamos até ao ministério para mostrar que não somos 6 somos centenas.”