Parar o Gás foi uma plataforma de ação no âmbito da campanha gás é andar para trás lançada em Janeiro de 2023 para qualquer e todas as pessoas que querem lutar por 100% eletricidade renovável até 2025 em Portugal.
A plataforma foi encerrada depois do bloqueio a 13 de Maio de 2023 do terminal de GNL do Porto de Sines, onde se conseguiu travar o gás por terra, mar e gasoduto!
Esta plataforma luta pelas seguintes reivindicações da campanha Gás é andar para trás:
- O encerramento faseado de todas as infraestruturas existentes de produção de eletricidade a partir de gás fóssil, com uma transição justa que garanta formação profissional e emprego digno para quem neste momento depende do trabalho nestas empresas;
- A substituição progressiva do gás fóssil em todos os sectores por fontes renováveis de energia, que se encontrem o mais próximas possível dos locais de consumo, de forma a reduzir os custos energéticos e garantir novos postos de trabalho dignos em todo o país;
- A adoção urgente de medidas eficazes de eficiência energética nos edifícios residenciais e nos processos industriais;
Toda a informação em: https://pararogas.pt/
Novidades
Parar o Gás – Plataforma de Ação
O aumento dos preços de tudo e a crise climática têm uma causa comum: Gás Fóssil.
Recusamos mais palavras vazias, mentiras e inação dos políticos e CEOs enquanto as nossas casas são inundadas e as nossas terras queimadas. Recusamos que as pessoas sejam exploradas para encher os bolsos de acionistas. O vício em gás fóssil está a empobrecer-nos e a matar-nos.
O que reivindicamos é simples: energia 100% renovável e acessível a todas as pessoas em Portugal até 2025.
Lê a convocatória para agir e junta-te!
Porque Parar o Gás?
Se nos próximos anos não pararmos de utilizar “Gás Natural”, as cheias, incêndios e secas que já experienciamos terão dimensões bíblicas – “gás natural” é um combustível fóssil que contribui 86 vezes mais do que o CO2 para as alterações climáticas. Em Portugal, o gás fóssil é utilizado em grande maioria para produzir eletricidade. Sabemos que a energia é um direito, não um luxo. Assim, o plano de paz e de soberania energética que trava as alterações climáticas e que permite sairmos da crise do aumento do custo de vida é 100% energia renovável e acessível a todas as famílias até 2025.
Contudo, a Galp, Ren, TrustEnergy e EDP amarram-nos ao gás fóssil e desviam fundos públicos, lucrando com o caos climático e à nossa custa.
Eles nunca pararam. Eles nunca vão parar. Cabe a nós, a mim e ti, para-los.
Descobre mais sobre porquê parar o gás aqui.
Como vamos Parar o Gás?
Cabe a nós a responsabilidade de travar estes criminosos. Assim, tomamos a coragem para travar com as nossas próprias mãos o funcionamento destas empresas criminosas e das suas infraestruturas de gás até o crime parar.
Ações directas – Parar o Crime
Todas nós podemos disromper a normalidade destas empresas criminosas. Participa numa das Formações de Ação Directa ou consulta o mini guião que temos aqui para descobrires como tu com mais 4 pessoas podem agir agora e em qualquer lugar na luta pelo fim ao gás fóssil e energia 100% renovável e barata para todas as pessoas!
Protesto de desobediência civil em massa na Primavera – Parar o Gás
Esta primavera, centenas de pessoas vão travar o funcionamento da entrada principal de gás em Portugal – o terminal de Gás Natural Liquefeito no Porto de Sines – num protesto coletivo e disruptivo por uma sociedade justa com energia renovável para todas as pessoas.
Não fiques em casa, precisamos de ti e da tua coragem! Junta-te a este momento histórico e participa na sua construção participado nas assembleias de ação.