Aconteceu o 5º Encontro Nacional pela Justiça Climática, a 21 e 22 de fevereiro na Faculdade de Direito da Univ. Nova de Lisboa. A Campanha Gás é Andar para Trás participou neste Encontro com uma sessão de debate sobre o gás fóssil como solução falsa e perigosa.
O debate contou com oradorxs da ABAD (Associação Bajouquente para o Desenvolvimento), Climáximo, PALP (Plataforma Algarve Livre de Petróleo) e Zero, que discutiram temas como o consumo de gás fóssil em Portugal e na UE, o problema das emissões de gases come efeito de estufa, o panorama português de projetos e infraestruturas de gás e as lutas de base existentes. O debate com o público focou também os biocombustíveis e os rumores recentes sobre a possível produção de hidrogénio em Sines.
A sessão divulgou também os próximos passos na luta contra os furos de gás na zona centro de Portugal, com apelo à participação na assembleia aberta no dia 7 de março pelas 18h para preparação da resposta rápida à chegada das máquinas para início dos trabalhos de prospeção.
Podes encontrar os slides da apresentação aqui.