Ao longo desta semana, ativistas pela justiça climática levaram a verdade à rua numa ação de subvertising, em Lisboa, com a qual Climáximo e a Campanha Gás é Andar para Trás está em solidariedade.

A ligação entre a crise do custo de vida, a inflação e os lucros dos fósseis é direta. As empresas fósseis como Galp, EDP e Ren lucram com a subida dos preços enquanto nos conduzem ao colapso climático.

Qual a ligação entre custo de vida é lucros da indústria fóssil?

Durante os últimos 50 anos, as petrolíferas fizeram em média 2,9 mil milhões de euros por dia. Por dia.
Assim, construíram um sistema social e tecnológico e um regime político completamente viciados em petróleo e gás.

Desde 2015 que o investimento global em combustíveis fósseis tem vindo a cair. A maior parte dos investimentos em combustíveis fósseis e centrais elétricas demoram quarenta anos para dar lucro. Os investidores começaram a entendem que quando o caos climático se tornar realmente sério, os governos mudarão as políticas e vão perder os seus investimentos. Por isso, os investimentos em combustíveis fósseis têm diminuído.

Ao mesmo tempo os investimentos globais em energias renováveis também têm caído desde 2017. A razão é que o preço da energia renovável tem vindo a diminuir. Isto parece de loucos. Mas isto é o capitalismo. As energias solares ficaram muito baratas isso leva a poucos lucros. Muitos governos retiraram todos os subsídios. Assim, os investidores recuaram. Além disso, as energias renováveis exigem novas redes de eletricidade em massa, onde os governos não estão a investir.

Assim, o investimento em combustíveis fósseis caiu. O investimento em renováveis caiu. O resultado é: o investimento total em energia caiu. Quando a procura recomeçou depois da Covid-19, não havia oferta suficiente.

A Guerra da Ucrânia foi um ponto de viragem. Porquê? Criou um mede geral que os preços subissem e não houvesse gás.

A indústria fóssil cavalgou nesse medo que levou a lucros gigantescos, especulação e a aumentar massivamente em novas infraestruturas de gás fóssil. E assim, o primeiro semestre de 2022 foi provavelmente o mais rentável de sempre na história da indústria petrolífera. As 50 maiores companhias petrolíferas e de gás tiveram um lucro de 113 mil milhões de dólares em 2022, através da subida dos preços.

Num momento chave para uma transição para soberania energética e paz, que seria possível através de um investimento massivo em energias renováveis pública e gratuita, os governos seguem a vontade da indústria fóssil e querem investir brutalmente em gás “natural”.

E quem paga tudo isto? Nós. E estamos a pagar não só do nosso bolso mas com a nossa vida.

A indústria fóssil é a maior responsável pelas alterações climáticas e, apesar de o saber, continuar ativamente a cometer crimes contra a humanidade.

Gás natural, colapso total!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *