Dia 29 de Junho de 2023 a ZERO, o Climáximo e o Scientist Rebellion fizeram uma sessão online sobre “o gasoduto camuflado de verde”.
Há um projeto que dá por vários nomes: Corredor de Energia Verde, CelZa, H2Med, Corredor International de Hidrogénio Verde.
O objetivo da proposta é que se faça um gasoduto que transporte hidrogénio desde Celorico da Beira até Zamora, em Espanha. Agora é-nos apresentado como uma estrutura essencial para uma indústria de hidrogénio verde possa exportar esse gás, mas… Este não é exatamente o mesmo projeto que havia para levar gás fóssil para o centro da Europa? Um projeto cujo percurso até foi chumbado? E temos mesmo de criar uma indústria de hidrogénio para exportar enquanto ainda usamos fósseis no nosso sistema energético? E esse hidrogénio vem de Celorico? Mas há algum projeto industrial para Celorico da Beira? E será que esse hidrogénio é mesmo verde ou é só mais um truque? E será que isto é barato? Este projeto interessa a quem e para quê?
A sessão online aconteceu no dia 29 de Junho às 21h, dada por João Camargo (Fim ao Gasoduto / Climáximo), Rita Prates (Zero) e Sara Gaspar (Scientist Rebellion PT).